quinta-feira, 17 de abril de 2014

TRAGÉDIAS GREGAS

Boa tarde pessoal!
Esse semestre na faculdade ouvi muito falar nas tragédias gregas, e por curiosidade peguei alguns livros na biblioteca para ler. Vou falar um pouco das tragédias em geral e dos livros que li!


Definição de tragédia: Comumente, entre nós, modernos, a palavra "tragédia" tornou-se uma aplicação costumeira para designar um acontecimento doloroso, catastrófico, acompanhado de muitas vítimas, ou ainda para descrever o desenlace de uma paixão qualquer que redundou num horrível assassinato. Para os gregos, entretanto, tragikós era outra coisa. A tragédia definia acima de tudo uma forma artística, ou algo que somente ocorria entre os grandes. Na visão de Aristóteles, um dos primeiros a estudar o impacto dos espetáculos teatrais, a tragédia seria "uma representação imitadora de uma ação séria, concreta, de certa grandeza, representada, e não narrada, por atores em linguagem elegante, empregando um estilo diferente para cada uma das partes, e que, por meio da compaixão e do horror provoca o desencadeamento liberador de tais afetos." (leia mais aqui)

Tragédias que eu li:

Título: Édipo Rei
Título Original: Oidipous Tyrannos
Autor: Sófocles
Editora: L&PM Pocket
Ano: 2012
Páginas: 96
Quantos dias demorei para ler: 2
Sinopse: Uma terrível maldição abate o reino de Tebas: fome, doenças e esterilidade dizimam os cidadãos. Tirésias, o cego adivinho, revela ao rei Édipo a causa de tantos males: o monarca assassinara Laio, seu próprio pai, e unira-se incestuosamente com sua mãe, Jocasta. Seria isso verdade? Como Édipo reagirá diante dessa revelação? Uma das mais importantes tragédias clássicas, esta obra exerceu forte influência na psicanálise e em toda a cultura ocidental.
Comentário: Quem nunca ouviu falar desta história, hein? Muito famosa ela é! É bastante impressionante pensar no grande azar que Édipo teve. Eu diria que foi eu em outra vida, devido o azar que eu tenho também. Rs Muitas pessoas apenas a descrevem como a história de um filho que matou o pai e casou com a mãe, mas há muito mais na história do que isso. Recomendo a leitura.

Título: Prometeu Acorrentado
Autor: Ésquilo
Editora: FTD
Ano: 2005
Páginas: 58
Quantos dias demorei para ler: 1
Sinopse: Prometeu é um semideus da mitologia grega, um dos titãs, e irmão de Atlas. É considerado o criador da humanidade. Roubou o fogo dos deuses para dá-lo aos homens. É este o tema que inspirou Ésquilo na belíssima tragédia Prometeu Acorrentado (465 a. C.)
Comentário: Não sabia o que esperar desta tragédia. Não sabia quem era Prometeu, e quando descobri que era um titã me lembrei de Percy Jackson. São várias as provações que Prometeu passa, e com certeza, é realmente muito trágico.


Título: Antígona
Autor: Sófocles
Editora: L&PM Pocket
Ano: 1999
Páginas: 112
Quantos dias demorei para ler: 2
Sinopse: Esta é uma das mais célebres tragédias gregas. Antígona é uma peça de fortes contrastes. Onde convocar forças para derrubar o tirano quando cidadãos respeitáveis calam? Sófocles coloca em cena uma mulher sem partidários, sem exército, sem nada. Antígona abala a tirania sozinha. E isso numa sociedade em que a vida pública era de exclusiva competência masculina. O homem é terrível (deinós), dirá o coro. Preserve-se a ambigüidade. O homem é terrível no crime e na virtude, em altos pensamentos e atitudes intempestivas, na opressão e na luta pela liberdade. Antígona é uma aventura de lealdade, dignidade, linguagem, vida.
Comentário: A sinopse já diz tudo né? =D




26 comentários:

  1. I really love your blog:)
    would you like to follow each other?
    if yes, follow me and let me no on my blog so I can follow you back

    www.shaunasharp.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks! I'm happy with this :)
      I wiil follow your blog!

      Excluir
  2. Eu adoro ler tragédias, então sou suspeito para falar. Mas vale a pena cada leitura. São excelentes e cheias de ensinamentos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! São muitos ensinamentos mesmo!! :)
      Adorei conhecer as tragédias, são excelentes!
      Bjoss

      Excluir
  3. Oi!
    Eu adorei seu post, já aprendi um pouco sobre as tragédias em remotas aulas de literatura, e adorei! haha Já li também Édipo Rei, e gente, Sófocles sabe muito bem criar um enredo, que história! Queria ler A antígona, parece ser muito bom!
    Beijos,

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou!!
      É verdade, Sófocles cria muito bem suas histórias, é fascinante o enredo de Édipo Rei. Tenho certeza que gostará de Antígona :)
      Bjoss

      Excluir
  4. Nunca li nada sobre isso... interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler em breve! É muito interessante! :)

      Excluir
  5. adoro mitologia! Sou fascinada pelas histórias de Deses, Titãs, semideuses...
    dessas que você citou, eu conheço a história do Édito, e adoro
    beijos

    http://livrodecapadura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro mitologia! :)
      Rick Riordan me fez adorar! Rs
      Édipo Rei é muito bom mesmo!!
      Bjoss

      Excluir
  6. Eu gosto muito da cultura grega de maneira geral, tudo me fascina muito! Mas confesso que nunca li nada sobre as tragédias deles, fiquei bastante curiosa!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! A cultura deles é muito rica mesmo, fascinante!
      Espero que possa conhecer em breve as tragédias, são excelentes!
      Bjoss

      Excluir
  7. Adoro as histórias gregas... tenho um livro, chamado "o Livro de ouro da mitologia" que é o meu verdadeiro amorzinho da estante...
    Lembro que juntei dinheiro durante um tempo para poder comprar, porque nem trabalhava na época...
    Muito legal o seu post, parabéns!! :)
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, eu tô lendo esse livro agora!! Caraca, é muito show, queria ter ele para mim, nem ao menos dá vontade de devolver para a biblioteca. vale muito a pena comprar, gente. Recomendo!!!

      ||TERRA DE FAGULHAS

      Excluir
    2. Gosto bastante de mitologia também viu!! *-
      Se um pessoa diz q é bom eu já acredito, vocês dois dizendo então não tenho dúvidas!
      Vou colocar na minha lista de leituras! :D
      E procurar na biblioteca, pq tbm não tô com grana pra comprar nada! Rs
      Bjoss

      Excluir
  8. Não conheço nenhum :)
    Beijinhos
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Apesar de admirar a cultura histórica grega, nunca li nenhuma tragédia, apesar de ter vontade de conhecer "Ilíada". Parabéns pelo post

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Super indico a leitura das tragédias!
      São realmente interessantes! :D
      Bjoss

      Excluir
  10. Nunca li nada a respeito e também não me interesso muito, mas é bom saber que você lê algo tão diferente do que todos estão acostumados a ler.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, poucas pessoas lêem tragédias! Rs
      De qualquer forma, se um dia tiver interesse comece por Édipo Rei, é bem legal!
      Bjoss

      Excluir
  11. Oi Thai! A história de Édipo para mim é a pior, desde que li nunca mais saiu da minha cabeça! =/
    Beijão!

    minhassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?
      É bem marcante a história mesmo!
      Mas acho legal as lições que dá pra tirar!
      Bjoss

      Excluir
  12. A história de Prometeu é a que mais me deixa ciente do quanto os deuses eram cruéis nessa época, e olha que eu vi bastante coisa para poder escrever minha série no blog (a Mitológico), porque são tantas coisas que eu não sei mesmo como ainda eram chamados de divinos kkkkkkk.
    De qualquer forma vale a pena ler, é tanto poesia e histórias tão fantásticas que eu tenho certeza de que nunca vão deixar de serem vistas. É muito bom!

    Abraços,
    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que escreve sobre a mitologia, mais do que ninguém sabe né, os deuses eram mesmo cruéis. Muitas vezes justos também, acho que os humanos sempre foram corrompidos, e apesar da crueldade sempre é necessario punir.
      Tenho certeza que nunca deixaram de ser lidas também!!
      Bjoss

      Excluir
  13. Amoo mitologia grega *-* Se pudesse teria todos os livros sobre os contos ♥

    Parabéns pelo post e sucesso Ta!

    Beijoos!

    http://cantinhodatitania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir